O motor do carro é o coração do veículo, mas para que ele continue funcionando perfeitamente, é necessário fazer algumas manutenções preventivas para evitar problemas, e prolongar sua durabilidade. Aliás, um dos cuidados mais comuns no motor de um carro é a troca de óleo e filtro de óleo. Mas há outros itens que precisam de manutenção preventiva, como correia dentada, fluido de arrefecimento e cabos de vela. 

 

1) Trocar as velas

As velas tem um tempo de duração determinado pelas montadoras. No manual do proprietário você pode verificar a recomendação de troca de velas. É recomendado a inspeção da vela a cada 10.000 km ou anualmente. Velas em boas condições irão fazer o motor do seu veículo funcionar da maneira correta.

 

2) Trocar os filtros

O filtro de ar e de óleo precisam ser substituídos regularmente. Ambos são fáceis de serem trocados. E não vai sair caro na hora da troca, pois são trabalhos relativamente simples. Muitas vezes você pode prolongar a vida do filtro de ar apenas fazendo uma limpeza. Consulte o manual do seu veículo e veja qual a quilometragem indicada para fazer a troca por um novo.

 

3) Dirigir de forma suave

Dirigir de forma suave é algo que você deve praticar todos os momentos que estiver dirigindo o seu carro. Afinal isso reduzirá o desgaste de diversos componentes e também fará com que o veículo gaste menos combustível. Coisas simples como usar o volante, o câmbio e os pedais com suavidade, são fundamentais. Bem como sempre frear de forma suave, sempre com antecedência para não ser preciso uma frenagem brusca. 

Ah! Além da forma que você dirige, há outras coisas que impactam no gasto de combustível. Veja mais sobre o assunto no artigo Carro Gastando Muito Combustível, o Que Pode Ser.

 

4) Trocar a correia dentada

A correia dentada deve ser substituída conforme a indicação da fabricante do veículo, no manual do proprietário você encontrará essa informação. Além da correia, também pode ser necessário substituir alguns rolamentos auxiliares e o esticador que acompanha a correia. É recomendado substituir todas as peças que fazem parte do conjunto, para evitar que a nova correia sofra desgaste prematuro.

 

5) Verificar o radiador

É muito importante verificar com frequência se o fluido do radiador está na proporção correta. Periodicamente, deve ser dada atenção à manutenção do sistema de arrefecimento completo, observando a temperatura de trabalho do motor. Por exemplo, um motor funcionando acima ou abaixo da temperatura correta de funcionamento, indica que há necessidade de revisão e manutenção.

 

Conclusão

Esperamos que com essas 5 dicas para cuidar do motor do seu carro, você consiga prolongar a vida útil do seu automóvel. Seja para seu uso ou até mesmo fazer um bom negócio na hora de vender carro usado.