A troca de óleo é muito importante para prolongar a vida útil do motor do veículo. Aliás, todo motor de automóvel precisa de óleo para funcionar corretamente, mas não é qualquer óleo que serve. Os motores modernos são projetados e construídos de acordo com padrões exigidos. E exigem óleos que atendem às especificações da montadora do automóvel. A maioria dos carros mais novos requer óleos sintéticos ou totalmente sintéticos, de baixa viscosidade. 

 

Prazo para fazer a troca de óleo

Cada fabricante recomenda a troca do óleo em determinado período, variando de acordo com o tipo de motor, modelo ou marca do automóvel.

Nos carros mais antigos quando não se sabe quando foi feita a última troca, o melhor é fazer a substituição e depois verificar o nível e o consumo de óleo no período. Geralmente os mais cuidados trocam a cada 5.000 km.

No caso de carros novos, a média de intervalo entre as trocas é de 10.000 rodados ou 12 meses de uso, o que vier primeiro. Mas existem exceções, de acordo com cada marca, o recomendado é sempre verificar o manual do proprietário. 

Quando ocorre um uso mais severo do veículo, se roda muito na cidade, o óleo deve ser trocado em intervalos menores. Enfrentar o trânsito das grandes cidades, com o anda-e-para do tráfego ou por distâncias curtas. Já se o veículo rodar mais por estradas e em longas distâncias, pode ser considerado uso leve. Se você não dirige o seu veículo em condições severas, a troca pode ser feita a cada 10.000 km ou 12 meses, lembre-se sempre de consultar o manual do proprietário. 

 

Completar o nível

Com o passar do tempo é normal que o nível de óleo abaixe um pouco, devido às folgas existentes no motor, e à queima parcial na câmara de combustão. É importante antes de chegar a hora de trocar o óleo novamente, sempre verificar como está o nível, principalmente se for viajar no seu carro. 

 

Troca de filtro 

Muitas pessoas acham que não é preciso efetuar também a troca do filtro de óleo. Na verdade, é necessário trocar o filtro sempre que for trocar o óleo do motor do carro. De nada adianta trocar o óleo velho por um novo, e não fazer a troca do filtro velho, pois ele é quem impede a circulação das impurezas pelo motor. Leia também nosso artigo 5 Dicas Para Cuidar do Motor do seu Carro.

 

Conclusão

Trocar o óleo do seu carro é simples e barato, e é uma das coisas mais importantes que você deve fazer para o motor do seu veículo ter uma longa durabilidade. Manter sempre as trocas de óleo dentro do recomendado irá evitar que o seu carro tenha um desgaste prematuro das peças do motor. Com essas dicas fica fácil de cuidar bem do motor do seu carro e prolongar a durabilidade, e facilitar até mesmo na hora de vender o seu carro.