Os airbags salvaram milhares de vidas desde a sua invenção. Se você bater seu veículo em algo, seu airbag pode inflar em menos de um décimo de segundo para protegê-lo das forças de uma colisão frontal. Existem três partes em um airbag. Primeiro, há a própria bolsa, que é feita de tecido fino de nylon e dobrada no volante ou no painel de instrumentos do carro. Depois, há um sensor que diz a bolsa para inflar. O objetivo de um airbag é diminuir o movimento para frente do passageiro o mais uniformemente possível em uma fração de segundo.

 

Funcionamento

Ao ocorrer uma desaceleração brusca ou uma colisão, a unidade de controle eletrônico do veículo ativa o dispositivo que comanda o airbag. É enviado um sinal elétrico para o ignitor de gás, enchendo as bolsas de ar. O ignitor funciona como uma espoleta. Dentro do gerador de gás, o dispositivo faz com que substâncias como nitratos de amônia e granudina reajam e explodam instantaneamente, em uma velocidade de até 322 km/h, mais rápido que um piscar de olhos. Um segundo depois, a bolsa começa a esvaziar para que você possa se mover.

 

Cuidados 

O airbag é um acessório obrigatório para todos os automóveis fabricados a partir de 1 de janeiro de 2014. Cada veículo deve sair de fábrica com esse equipamento de segurança, com no mínimo, um airbag duplo frontal, um para o motorista e o outro para o passageiro. A validade airbag é determinada pelo fabricante de cada automóvel, podendo variar de 10 a 15 anos. Apesar do airbag não precisar de manutenções, é preciso ficar atento a algum defeito que ele possa apresentar. Quando tem algo de errado com o airbag, uma luz indicativa se acenderá no painel do carro, se o carro ainda estiver na garantia fábrica, será necessário uma visita à concessionária, ou uma oficina mecânica, caso o veículo não esteja mais na garantia.

 

Conclusão

Uma das principais vantagens do airbag é a segurança que ele proporciona para os passageiros do veículo, pois reduz a chance de bater a cabeça ou o tórax em alguma parte mais rígida do carro. Além disso, ajuda a reduzir o risco de lesões graves, pois o corpo é amortecido de maneira uniforme. Agora que você sabe como o airbag funciona, confira também Como Funciona o Freio ABS.