Com a tecnologia cada vez mais presente nos veículos, o sistema start-stop é uma tecnologia inovadora para os carros. O principal objetivo do sistema start-stop, é a economia de combustível. Ao parar o veículo, o motor é desligado, seja em um semáforo, ou no engarrafamento das grandes cidades. Evitar consumir combustível quando o carro está parado, a economia pode variar entre 5% a 10%. E quando o movimento for retomado, a partida é dada de forma automática. Confira a seguir mais detalhes sobre os veículos com o sistema start-stop.

 

Como a tecnologia start-stop funciona

Ao parar o veículo e manter o pé pressionado no freio, o sistema start-stop é ativado, desligando o motor do carro. Quando você estiver pronto para se mover novamente, e tirar o pé do pedal do freio, o motor ligará automaticamente.

E ainda apenas apertar no botão (start-stop), também é possível desativar essa tecnologia. 

 

Benefícios da tecnologia start-stop 

No trânsito das grandes cidades em que o carro fica bastante tempo parado nos engarrafamentos, o sistema start-stop reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera, pois sempre que parar o carro o motor vai ser desligado. O conforto também é um dos benefícios do sistema start-stop, pois como quando o veículo está parado o motor é desligado, os ruídos na cabine são praticamente zero.

Apesar dessas vantagens, o público fica dividido em relação ao sistema start-stop, pois com o liga e desliga do motor várias vezes durante um percurso, não vai fazer com que algumas peças quebrem antes do tempo? E descarregar a bateria em um período de tempo menor? Pois bem, grandes fabricantes de baterias, Heliar e Moura, desenvolveram uma bateria com a tecnologia EFB (baterias com mecanismos avançados). Específica para veículos com o sistema start-stop. Uma bateria desenvolvida para suportar a tecnologia, mais robusta e com uma maior capacidade de carga. E da mesma forma, todos os componentes do sistema de partida são feitos para suportar o liga e desliga. 

 

O custo de substituição pode ser caro

Como falamos acima, para o funcionamento do sistema start-stop, todos os componentes foram fabricados para suportar a tecnologia. A vida útil de todos os componentes não deve ser diferente de um carro comum. Todos os componentes são mais caros, por se tratar de uma tecnologia inovadora. A bateria EFB, para veículos com o sistema start-stop, vai variar o valor de acordo com o modelo do carro e a amperagem da bateria. 

 

Cuidados que o sistema start-stop necessita

Apesar de trazer vários benefícios, é preciso ter alguns cuidados extras com alguns componentes. Com o liga e desliga do sistema start-stop, vai ocorrer um maior desgaste nas velas, exigindo a substituição delas um pouco antes do comum. Também é necessário uma maior atenção com a manutenção no geral. E também como já citamos, para o funcionamento correto de todo o sistema, é necessário uma bateria desenvolvida especificamente para o sistema start-stop. Vai ser necessário gastar mais do que o normal em uma bateria.

Conclusão 

O sistema start-stop é uma tecnologia inovadora para os automóveis, mas como citamos nesse artigo, é necessário alguns cuidados para um bom funcionamento de todo o sistema, e pode acabar pesando demais no bolso de alguns, onde ainda tem um público bem dividido, alguns gostam da inovação, já outros preferem os carros comuns. Confira também nosso artigo: O Que São Carros Autonônomos.