Com o passar dos anos a tecnologia vai evoluindo, e os carros autônomos vem crescendo no mercado de automóveis no mundo inteiro. Os carros autônomos foram planejados com o intuito de reduzir problemas como: acidentes, poluição sonora, emissão de gases poluentes, etc. Grandes marcas já estão produzindo carros autônomos, onde o principal objetivo é que os veículos dirijam sozinhos. Um carro autônomo não necessita de um passageiro humano para assumir o controle, nem mesmo estar presente dentro do carro, o automóvel ele faz tudo sozinho. Confira a seguir mais sobre esse assunto. 

 

Como funciona 

Os veículos autônomos contam com diversos sensores e sistemas poderosos para fazer tudo funcionar perfeitamente. Cada sensor tem uma função diferente, sensores de radar por exemplo, monitoram os veículos que estão em volta. Câmeras detectam os semáforos, sinais de trânsito e os pedestres. Sensores ultrassônicos nas rodas detectam o meio fio e outros veículos em volta quando for estacionar. 

 

Importância da Tecnologia 

Carros autônomos para serem aprovados, precisam estar aptos para rodar em qualquer tipo de terreno, asfalto ou estrada. É necessário testes rigorosos, em locais abertos, com todos os obstáculos que encontramos por aí nas estradas, utilizando tecnologias com sistemas específicos, como sensores e radares. São feitos testes de curvas, frenagens e acelerações, pois todos os controles autônomos devem ter noção de tudo que está acontecendo em volta do veículo. Um dos principais itens tecnológicos é o sensor chamado “LiDar” (Light Detection and Ranging ou detecção de luz e alcance), que tem luzes refletidas para avaliar a profundidade e distância. Ele possibilita a detecção de obstáculos na pista. 

 

Sem motorista

O objetivo de todas as grandes marcas que fabricam carros autônomos é que ele vá a qualquer local sem precisar ser dirigido por um motorista. De acordo com estudos, esse cenário pode se tornar possível até 2040. Especialistas afirmam que para que acidentes e mortes deixem de acontecer no trânsito, os carros autônomos serão fundamentais. Durante a viagem você não terá que se preocupar em ficar de olho na estrada, pode ler um livro ou assistir um filme enquanto chega ao seu destino.

 

Segurança

Um dos maiores motivos para produzirem carros autônomos é buscando uma maior segurança no trânsito. Estatísticas apontam que a maioria dos acidentes de trânsito são por conta de falha humana. Carros autônomos podem ser tão perigosos quanto carros manuais, por terem software para a funcionalidade de tecnologias, hackers podem acabar invadindo o sistema, se tornando um grande risco, sendo usado até mesmo para fazer roubos. Já está preparado para a revolução dos carros autônomos? Confira também nosso artigo: O Que são os Sensores de Estacionamento.

 

Conclusão

Os carros autonômos são um avanço e tanto na tecnologia. Já pensou você por aí dentro de um carro desses sem motorista? Isso já está sendo testado por várias montadoras. Quem sabe em breve vemos vários carros autonômos pelas nossas ruas.