Hoje em dia muitas pessoas usam o envelopamento de carros para melhorar a estética do veículo. É uma forma simples e fácil de modificar seu carro, nada mais é do que adesivar o carro da cor que você desejar. Nesse processo é utilizado uma película fina feita de PVC que pode ser usada apenas nas partes que você quer modificar. O envelopamento pode ser feito de diversas cores, vai depender da sua decisão. Normalmente o envelopamento é feito com película de PVC, mas existem outras camadas que podem ser utilizadas: PVC fosco, fibra de carbono e PVC brilho. É importante que você saiba alguns detalhes desse procedimento, confira a seguir.

Quanto custa o envelopamento?

O valor do envelopamento vai variar de acordo com o tamanho do seu veículo e o material utilizado. Você vai gastar entre 3 mil a 5 mil reais para envelopar o carro completamente. Mas esse valor pode variar de acordo com sua cidade. Esse método pode ser uma solução para você que quer modificar seu carro e deixar ele do jeito que você mais gosta.

Posso mudar a cor do carro?

Se você deseja envelopar seu carro de outra cor, precisará de autorização. Terá que passar por um processo burocrático para ter autorização de mudar a cor do seu carro. Para conseguir autorização será preciso ir até o Detran da sua cidade. Essa autorização tem uma taxa que também deverá ser paga. Procure uma empresa especializada, o melhor preço para você, essa é uma das melhores formas para proteger seu carro.

O envelopamento precisa de manutenção?

Os carros envelopados também precisam ser limpos, podem ser lavados normalmente com água e sabão neutro. Produtos com ácidos podem comprometer a película. A duração da película pode variar de 3 a 5 anos. Após esse tempo a película começa a perder a cor e a soltar cola. Mesmo isso acontecendo não irá danificar a pintura do seu carro, fique tranquilo.

Quais as vantagens e os riscos?

Quem escolhe envelopar o carro está preocupado apenas com a estética do carro, alterar algumas partes e deixar da forma que mais agrada o dono. O envelopamento tem vantagens como proteger a pintura e deixar o carro mais bonito. É importante ficar atento ao material utilizado no envelopamento, se é de boa qualidade, pois uma película ruim pode danificar a pintura do carro. Esse procedimento deve ser feito da forma correta para evitar arranhões na pintura, procure um profissional capacitado.

Fique atento na legislação

Na hora de envelopar é importante saber sobre a legislação para evitar problemas para você. Caso o envelopamento altere a cor do carro, você é obrigado por lei, a notificar o Detran. É considerado mudança de cor, para o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), modificações por meio de pintura ou envelopamento em área superior a 50% do veículo. Se esse for o caso do seu veículo, vá até o Detran e solicite um novo Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Se decidir vender o veículo é melhor remover o envelopamento para manter a originalidade do carro. Mas se o envelopamento for transparente e tenha como função preservar a pintura do veículo, mantenha o adesivo. Fique atento a todas essas dicas se você quer envelopar o seu carro, e faça da maneira certa.