Muitas pessoas têm dificuldade na hora de estacionar o carro, algumas vezes só tem aquela vaga bem apertada, e aí vem aquela dúvida se cabe o carro na vaga. Os avanços da tecnologia ajudaram a facilitar essa tarefa, para isso existem os sensores de estacionamento e também câmera de ré, que dão uma grande ajuda.
O que são os sensores de estacionamento?
Sensores de estacionamento, conhecidos como sensores de proximidade, são os dispositivos de estacionamento que se destacam nos para-choques dos veículos, tem o objetivo de auxiliar o motorista na hora da manobra. Eles medem a proximidade de um objeto que se aproxima na parte da frente ou atrás do carro, alertam o motorista se ele se aproxima demais. Os sensores emitem um bipe que fica mais rápido e mais frequente à medida que o objeto se aproxima.
Atualmente, existem dois tipos de sensores de estacionamento no mercado, ultrassônicos e eletromagnéticos, e embora ambos façam a mesma coisa, eles o fazem de maneira diferente.
Sensores Ultrassônicos
Os sensores ultrassônicos funcionam enquanto estão parados ou em movimento e usam ondas sonoras para detectar objetos na frente do senso Ao pulsar o som em alta frequência que reflete em objetos próximos, um receptor pode capturar como ondas refletidas e calcular a distância até os objetos detectados.
Sensores Eletromagnéticos
Ao contrário dos sensores ultrassônicos que só detectam objetos que estão na frente, os sensores eletromagnéticos podem detectar objetos ao redor de todo o veículo. Esses usam frequência para sensores um campo eletromagnético que detecta qualquer coisa que entre nele. Podem não funcionar tão bem quando parados, os sensores eletromagnéticos não sofrem os mesmos problemas de interferência que os sensores ultrassônicos. Eles também são mais isolados, o que também permite captar objetos que os sensores ultrassônicos não conseguem.
Instalação
Os sensores de estacionamento só podem ser instalados em carros que tem para-choque de plástico ou fibra. Apesar da aplicação ser bem simples, é preciso que você procure por um profissional para fazer a instalação. Após serem feitos os furos e a fixação no para-choque do carro, o profissional irá passar a fiação até a frente do carro pela lateral da carroceria e por baixo do carpete. Os cabos dos sensores são conectados na caixa principal, que deve ser fixado na lateral do porta-malas. Feito a conexão, é preciso fazer a ligação da fiação do sensor do chicote da luz de ré na lanterna traseira.
Câmera de ré
As câmeras de ré para quem busca uma segurança ainda maior, é uma boa opção. Elas irão mostrar claramente tudo o que está em volta do veículo. Isso permite que você determine se o meio fio é muito alto, ou se pode girar em torno de alguma parede para ambos os lados.
Conclusão
Agora que você sabe quais os tipos de sensores existentes, escolha qual a melhor opção para você, e busque por um profissional capacitado para fazer a instalação do produto para que você não tenha nenhum problema futuramente.