Os cuidados com o carro vão além das manutenções regulares. Alguns hábitos ao dirigir seu carro podem ser bastante prejudiciais levando você a ter gastos indesejados. Em alguns casos, quando o carro quebra, o culpado pode ser quem está atrás do volante, pois não teve certos cuidados ao dirigir o veículo. Confira a seguir algumas dicas!

 

Primeira partida do dia

Após ter passado a noite toda desligado, todos os fluídos do seu carro estão frios e nas partes mais baixas das peças. Ao dar a partida no carro pela manhã, é de grande importância aguardar um momento para que os fluidos cubram todas as peças, para ter o funcionamento sem grandes esforços. Ao entrar no carro, dê partida no motor, mas não saia imediatamente, coloque o cinto, arrume os retrovisores, ajuste o banco, esse tempo que o motor ficará ligado será suficiente para que os fluidos se espalhem.

 

Seja cuidadoso ao dirigir o carro

Guie o seu carro com tranquilidade, evite fazer acelerações bruscas, pois forçam os coxins do câmbio e do motor, isso irá ocasionar o desgaste prematuro das peças. Faça trocas de marchas suaves, sem agressividade, evite puxar o freio de mão sem necessidade, fazer curvas violentas e freadas bruscas. Tudo isso será bastante prejudicial para o carro, podendo ocasionar diversos problemas.

 

Embreagem 

Alguns motoristas não sabem que ao lado do pedal da embreagem do carro existe um local para descansar o pé, e acabam deixando o pé em cima da embreagem o tempo todo, mesmo quando não vai trocar de marcha. Por menor que seja a pressão exercida em cima do pedal, já será mais que o suficiente para ocasionar o desgaste prematuro do kit de embreagem. Em todas as trocas de marchas, pise completamente no pedal da embreagem, evite também em subidas íngremes ficar segurando o carro usando a embreagem, em casos assim use o freio de mão e prolongue a vida da embreagem do seu veículo. 

 

Rodízio de pneus

Os pneus dianteiros desgastam mais rápido que os traseiros. Para uma longa durabilidade, é importante fazer um rodízio pelo menos a cada 5 mil kms, fazendo isso os pneus serão todos gastos ao mesmo tempo, e também aumentará a vida útil. 

 

Sistema de arrefecimento

É um problema que as pessoas só notam depois que já se agravou bastante. O reservatório do radiador tem uma marcação que você deve ficar sempre de olho se não está abaixo, caso esteja muito abaixo pode ocasionar o superaquecimento, então fique sempre de olho para evitar esse problema. 

 

Conclusão

Seguindo essas dicas os componentes do seu carro vão durar bem mais, vale lembrar que todas as peças do veículo tem um tempo de durabilidade, mas seguindo essas dicas poderá prolongar e muito a vida útil de algumas peças do carro e ter mais facilidade na hora de vender seu veículo.