Um carro tem muitas peças complexas que precisam de um pouco de atenção. Aliás, quando uma certa peça estraga é questão de tempo para que outras que estão conectadas a essa peça que estragou acabe dando problemas. Um dos mais frequentes é o alinhamento das rodas. E um mau alinhamento afetará a suspensão e até mesmo a durabilidade dos pneus do seu veículo, ocasionando um desgaste prematuro. Para te ajudar a manter seu carro bem ajustado, preparamos este artigo sobre a importância de fazer alinhamento e balanceamento no carro.

 

O que é o alinhamento das rodas?

É um ajuste feito na suspensão do veículo e todo o sistema que conecta o carro às suas rodas. Ou seja, uma regulagem para ajustar os ângulos dos pneus, que afetará a forma com que eles entram em contato com o asfalto. Inclusive, a maioria dos fabricantes recomendam fazer o alinhamento a cada 10.000 km.

 

O que causa o alinhamento incorreto das rodas

Uma das causas mais comuns de desalinhamento das rodas é quando o carro passa por alguns buracos em alta velocidade, que podem danificar seriamente a suspensão, alinhamento e balanceamento do seu veículo. Daí a importância de fazer alinhamento e balanceamento no carro.

 

Sinais de alinhamento incorreto das rodas 

Além do desgaste dos pneus, a razão mais importante para uma condução segura é a necessidade de reduzir as tensões nos componentes da suspensão. Bem como melhorar o manuseio do carro em viagens curtas ou longas. Veja a seguir os principais sinais que o seu automóvel irá apresentar quando estiver precisando de alinhamento nas rodas:

 

  • Carro puxando para um dos lados 

Quando estiver guiando o seu carro preste muita atenção como sua direção se comporta, se o carro se mantém em linha reta ou puxa para um dos lados da estrada. 

 

  • Vibração no volante

Outro sinal que o alinhamento do seu carro pode estar errado é se o volante vibrar em velocidades mais altas. Isso pode afetar o desgaste dos pneus e levar a um furo ou estouro do pneu se não for resolvido rapidamente. Também pode ocasionar problemas na suspensão.

 

  • Desgaste irregular dos pneus

O desgaste e a saúde dos pneus são muito afetados pelo desalinhamento. Se os padrões de desgaste dos pneus estiverem descentralizados ou se um pneu estiver mais gasto que os outros. Uma das causas comuns de desgaste é a falta de rotação suave. Um pneu não alinhado cria outros padrões de desgaste, como desgaste excessivo na borda interna ou nas bordas externas dos pneus. 

 

O que é balanceamento das rodas?

O balanceamento das rodas é essencial para uma condução suave, com segurança, evita o desgaste dos pneus e fornece estabilidade. O balanceamento de pneus refere-se à compensação de quaisquer desequilíbrios de peso na combinação pneu/roda. Muitas vezes é realizado em conjunto com o alinhamento das rodas. 

 

Quando balancear as rodas e fazer alinhamento   

Especialistas recomendam verificar o alinhamento e o balanceamento do seu veículo a cada 10.000 km, e sempre que colocar pneus novos no carro. Vale lembrar que se você passar por muitos buracos ou pegar estradas com condições ruins, poderá acabar desalinhando as rodas do seu carro bem antes da quilometragem recomendada para fazer a verificação, então fique atento. 

 

Conclusão 

Tanto o alinhamento como o balanceamento são dois reparos de grande importância para manter seu veículo em boas condições. Pois te ajudam a dirigir sem maiores problemas. Manter o alinhamento e o balanceamento em dia irá proporcionar um passeio suave em seu carro. Além de ajudar os pneus a durarem mais tempo, os protege de um desgaste irregular. 

Se você gostou deste artigo também pode se interessar pelo artigo Saiba o que Conferir Quando for Viajar no seu Carro e muitos outros do nosso blog.