A invenção do disco de freio foi uma grande revolução no mundo automobilístico, e os primeiros discos de freios eram operados hidráulicamente. No período das rodas de madeira com guarnições de ferro, o freio era composto apenas por uma sapata de madeira pressionada contra a superfície metálica da roda. Com o avanço dos carros modernos, foi necessário desenvolver um sistema completamente diferente. A invenção do freio a disco proporcionou uma grande melhoria na dirigibilidade dos veículos, trazendo uma maior segurança. Confira a seguir mais sobre os freios a discos.

 

Como funciona?

Nascido com a bicicleta, o freio aplicado nas bikes possui duas sapatas que são comprimidas de encontro à roda, gerando uma força de atrito que faz com que diminua a rotação da roda. Para os carros, o projeto é bastante parecido, com a diferença que um disco gira em conjunto com as rodas. No freio a disco dos carros, a sapata foi substituída por pastilhas de freio de compostos resistentes, gerando um melhor atrito nos discos de freio. Quando acionamos o pedal de freio, o conjunto hidráulico e as pinças pressionam as pastilhas contra os discos de freio, diminuindo a velocidade do veículo. 

 

Manutenção

Vai chegar um momento que será necessário fazer manutenção, pois bem, você deve verificar se ocorreu uma diminuição dos discos. Isso acontece devido ao atrito entre as pastilhas de freio e o disco. Um sinal que os discos estão desgastados, são chiados ou ruídos ao frear o carro. A manutenção mais comum dos freios, é a troca de pastilhas, elas têm um indicador de desgaste, quando o material estiver desgastado, o indicador de desgaste entrará em contato com o disco, emitindo um enorme ruído. 

 

Tipos de discos disponíveis no mercado

Existem quatro tipos de discos de freio no mercado: disco solido, perfurado, estriados e ventilados. Confira a seguir um pouco sobre cada um deles. 

 

Disco sólido

Em primeiro lugar temos o disco sólido, esse tipo de disco é mais usado em carros populares, utilizando esse tipo de disco na parte dianteira do veículo, como veículos populares visam economia, utilizam esse tipo de disco por ser mais barato. 

 

Disco ventilado

Esse tipo de disco é composto por dois discos sólidos espaçados com perfis em formato de hélices. Com o carro em movimento, essas hélices internas fazem o resfriamento do disco. Eles são ocos entre as laterais para uma melhor circulação do ar e arrefecimento dos componentes do sistema de frenagem do carro.

 

Disco perfurado e estriado

A colocação de discos perfurados, irá proporcionar um arrefecimento das peças, também ajuda no escoamento de gases causados pela fricção das pastilhas de freio. Os discos perfurados e estriados também são mais leves que os demais tipos de discos. Discos perfurados e estriados se dão melhor nos períodos chuvosos, ajudando no escoamento da água entre os discos. 

 

Conclusão

Como qualquer outro componente do carro, nenhum deles duram para sempre, uma hora ou outra podem deixar você na mão. Então lembre-se de sempre revisar os discos e todo o sistema de freio do seu carro, pois sem ele funcionando da forma correta, os riscos de acidente são grandes. Também é importante cuidar bem do seu carro, para facilitar até mesmo na hora de vendê-lo.

Agora que você sabe quais tipos de disco de freio existem e como os discos de freio dos carros funcionam, confira também nosso artigo: 5 dicas para cuidar do motor do seu carro.