6 Dicas para comprar um carro sem dor de cabeça

Com os altos valores dos carros novos, muitos recorrem a comprar carros seminovos, por conta do menor preço. A procura por um carro seminovo em bom estado pode ser longa. Porém, com as informações certas em mãos você pode fazer um bom negócio, e adquirir um seminovo em ótimo estado de conservação. Confira 6 dicas para comprar um carro sem dor de cabeça.

Vale ressaltar a importância de ter calma e paciência, pois os carros usados podem trazer muitos problemas, principalmente se o antigo dono não cuidava bem do veículo, e não fazia manutenções. Com cuidado, você fará um bom negócio e não terá prejuízo com o veículo adquirido.

1) Procurar um local de confiança 

Se está pensando em comprar o seu veículo usado através de uma loja de veículos seminovos, é importante que vá em uma loja de confiança, para ter certeza que estará fazendo um bom negócio. Verifique as avaliações na internet, muitos clientes que já passaram pela loja vão deixar sua experiência.

Fique atento aos preços muito abaixo do mercado, desconfie sempre que o valor estiver muito baixo, pois pode ser alguma fraude. Aliás, muitas lojas também burlam a quilometragem do carro, limpam peças para ocultar vazamentos de óleo, ou fluido, fazem consertos básicos para esconder defeitos. Portanto, é importante que você leve o veículo que vai comprar em um mecânico de sua confiança, para ele realizar uma avaliação.

 

2) Fique atento a documentação 

É muito importante verificar se o veículo está com a documentação correta, através da documentação é possível revisar informações sobre o carro para evitar golpes. Por exemplo, carros de leilão, alienados, que já foram batidos, reformados, tudo isso irá constar no documento. Sendo assim, exija sempre a documentação do carro antes de finalizar a compra. Outra forma de evitar problemas é fazer um laudo cautelar do veículo, verificando toda a documentação e histórico nos mínimos detalhes. 

 

3) Verificar componentes desgastados 

Um veículo tem diversos componentes e peças que com o tempo de uso vão se desgastando naturalmente por tempo de uso. Como pneus, pastilhas de freio, palhetas dos limpadores, fluidos, filtros e componentes da suspensão são alguns que estragam com o tempo. Então verifique todos esses componentes no veículo que você vai comprar, porque se precisar substituí-los logo será um gasto a mais além do valor pago pelo veículo.

Depois que avaliar o que precisa ser trocado imediatamente, você pode negociar com o vendedor para abater uma parte do valor. Se você não tiver certeza de como inspecionar esses componentes, peça ajuda a um mecânico de sua confiança.

 

4) Verificar se existe danos no carro

É necessário verificar se existem danos no veículo, na pintura, ou em algum outro componente. Observe a limpeza interna, se existem componentes danificados ou com problemas. Alguns dos componentes que você deve verificar são:

  • Pintura;
  • Portas;
  • Capô;
  • Para-choques;
  • Amassados na lataria;
  • Pneus;
  • Desgaste nos estofados.

5) Especificações técnicas do carro

Na hora de comprar um carro novo, é necessário avaliar com cuidado todas as especificações técnicas do modelo escolhido, para que o veículo levado para sua garagem atenda todas as suas necessidades. Para quem não entende muito do assunto, pode parecer meio difícil fazer isso, mas evitará frustrações após a compra do seu veículo. É importante conhecer um pouco sobre o carro antes de concretizar a compra.

Na internet é possível encontrar informações sobre o veículo que você pretende adquirir, pesquise por opiniões, avaliações e comparativos. Isso tudo irá ajudar na sua decisão para comprar o veículo.

 

6) Faça um teste drive 

Não tenha vergonha de pedir para dar uma volta no carro, dirigir o carro usado que você pretende comprar é indispensável. Pois é uma das maneiras mais simples para analisar o desempenho do veículo. Dirija alguns quilômetros e preste atenção nos seguintes pontos: som do motor, trocas de marcha, barulhos, freios, suspensão e alinhamento. Esses são alguns dos itens que você deve observar. 

 

Conclusão

Com nossas 6 dicas para comprar um carro sem dor de cabeça, esperamos que você saiba quais itens observar ao comprar um carro usado. Mas isso não é tudo. É importante ter alguns cuidados para aumentar a vida útil do veículo. Utilize sempre combustível de qualidade, faça as trocas de óleo e filtros sempre no prazo. A utilização de bons óleos e fluidos garantem uma melhor lubrificação e evitam atritos e desgastes dos componentes, tudo isso irá contribuir para uma longa vida útil do motor do carro. Confira também nosso artigo: Como Vender um Carro Usado no RJ.