Fazer a calibragem dos pneus do carro é uma tarefa indispensável. Com ela você pode diminuir o desgaste dos pneus e os riscos de acidente. Cada pneu possui uma calibragem própria, sendo necessário que você, motorista, saiba realizar o procedimento para o seu tipo de pneu. Para te auxiliar a fazer a calibragem corretamente, separamos algumas dicas que vão te ajudar.

Qual a pressão correta dos pneus?

Para saber a pressão correta dos pneus do seu automóvel, basta conferir a informação que é facilmente localizada no adesivo interno da tampa de combustível ou no manual do proprietário, em alguns casos também é encontrada no lado de dentro da tampa do bocal de combustível ou na parte interna da carroceria.

Por que é importante calibrar os pneus?

Fazendo a calibragem correta dos pneus você evita diversos problemas, o mais comum de todos é o aumento do consumo de combustível, um pneu mal calibrado pode aumentar em até 25% o seu consumo. Além disso, quando não feito do modo correto pode gerar um desgaste excessivo  da carcaça do pneu. E quando está acima da calibragem ideal, o veículo perde aderência com o solo. Isso pode comprometer a segurança, aumentando os riscos de acidente.

Qual o tempo para calibrar os pneus do automóvel?

O ideal é fazer a calibragem a cada 15 dias e com os pneus frios, ou seja, tendo rodado menos de 3 km. Ao calibrar com os pneus frios, você garante partículas de ar mais estáveis dentro dos pneus e uma calibragem mais duradoura e eficaz no seu carro. Se perceber que seus pneus estão precisando ser calibrados antes desses 15 dias, vale a pena fazer uma revisão e verificar outros itens que podem estar ocasionando algum problema.

O que acontece com um pneu na calibragem incorreta?

A baixa pressão nos pneus pode trazer graves consequências, pois os pneus ficam mais sensíveis aos impactos, podendo ocasionar danos na lateral, o que formam bolhas no local. Além disso, pode provocar trincas e amassados nas rodas. Tudo isso são fatores que levam a desconfortos de rodagem e diminui a vida útil do sistema.

Conclusão

Lembre-se que a pressão dos pneus é definida conforme a carga do veículo e a geometria do pneu. Sempre de acordo com o que prega o fabricante e o que preconiza as normas do INMETRO. Portanto é recomendável que você verifique o estado dos pneus visualmente e também, ateste a pressão dos mesmo calibrando-os regularmente. Ah, e não esqueça de verificar também a pressão do pneu estepe, garantindo que ele também esteja em dia.